Carregando Eventos
Ta rolando
Exposição fotográfica retrata a mulher negra do século XIX

Exposição fotográfica retrata a mulher negra do século XIX

Fotografias de mulheres negras atuais ao lado de suas antepassadas debate a importância da cultura negra no Brasil


10/05/2017 - Melissa Aguilar

  • Este evento já passou.

Recontar a história da mulher negra por meio de fotografias históricas e atuais é o objetivo da exposição “Atavos – Um Reencontro de Ancestralidades Perdidas”, que acontece no Centro das Culturas do Jabaquara.

Na mostra, as fotografias de 20 mulheres negras são expostas ao lado de imagens de suas antepassadas do século XIX, todas submetidas à escravidão.

A pesquisa e a curadoria é assinada pela fotografa chilena Pola Fernandez, radicada no Brasil desde 1979.

A fotógrafa explica que o nome da exposição vem da palavra “atavismo”, também conhecido como hereditariedade. “Significa o reaparecimento de características de um ascendente remoto e que permanecem latentes por várias gerações”, afirma Pola.

Ela conta que seu interesse pela memória da mulher negra brasileira teve início ao entrar em com imagens de amas de leite, escravas que amamentavam os filhos de seus senhores.

“Ao ocupar o papel de mãe preta da criança branca, a escrava teve negada a sua possibilidade de ser mãe e cuidar de seu próprio filho”, diz.

A empresa Canon do Brasil, apoia a exposição que abriu no dia 11 de abril e ficará aberta até o dia 10 de junho, com entrada gratuita.

Todas as fotografias que estarão expostas no evento foram impressas com equipamentos Canon.

Entre as diversas imagens exibidas para retratar a mulher negra, está presente a obra “Maria”, que foi premiada em 2015, no Concurso Mestre Luís França do Museu da Abolição de Recife, e também destaque para a  obra “Fátima”, da série de retratos bordados que faz parte da Coleção Joaquim Paiva, no Rio de Janeiro.

Quem é Pola Fernandez?

Pola Fernandez é chilena e vive no Brasil desde 1979. Ela é pedagoga e fotógrafa, especialista em Artes Visuais e Educação pela Unicamp. Sempre demonstrou interesse pela mulher negra e pela cultura brasileira.

Fernandez pesquisa retratos históricos fotográficos de escravos e negros do século XIX. Desde 2010 mantém um projeto no qual realiza oficinas com um grupo de mulheres afrodescendentes na cidade de Salto, interior de São Paulo.

Serviço
“Atavos – Um Reencontro de Ancestralidades Perdidas”
11 de abril a 10 de junho (terça a domingo, das 8h às 22h)
Centro Municipal de Culturas Negras do Jabaquara Mãe Sylvia de Oxalá
Rua Arsênio Tavolieri, 1 – Jardim Oriental – São Paulo/SP (Próximo da Estação de Metrô da Linha Azul Jabaquara)

Ingressos:
Entrada Gratuita

 

 

Detalhes

Início:
10 maio 2017 @ 08:00
Final:
10 junho 2017 @ 22:00