Carregando Eventos
Ta rolando
Exposição fotográfica de Renato Soares retrata a diversidade indígena

Exposição fotográfica de Renato Soares retrata a diversidade indígena


24/11/2016 -

  • Este evento já passou.

Yanomami, Xerente , Guarani, Tupari, entre outras são tribos indígenas que apesar de terem costumes iguais alguns se diferem. Para representar essa diversidade, o fotógrafo e documentarista indigenista Renato Soares selecionou 14 imagens de diversas etnias indígenas para a exposição fotográfica “A invasão do Brasil”.

A mostra gratuita será aberta para o público no dia 14 de abril com a palestra de Renato Soares, na Biblioteca Alceu Amoroso Lima. Pode ser visitada até 23 de abril, de segunda a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados, das 9h às 16h.

O objetivo é contextualizar em um painel atual os povos originários do Brasil. Relatar por meio de fotografias a cultura ancestral do território antes da chegada dos europeus, e conservada através da dança do Toré dos Pankararu; das flautas Uruá do Alto Xingu; dos cantos no pátio circular das aldeias Krahô; das conversas em torno da fogueira aos rituais fúnebres dos Bororo Orientais e aos ritos femininos das Yamurikumã.

A exposição fotográfica integra o Projeto Ameríndios do Brasil, dedicado ao registro fotográfico da diversidade cultural indígena existente em território nacional, realizado por Renato. Segundo dados do IBGE (2010), existem atualmente no país 305 tribos, que falam mais de 270 diferentes línguas.

Detalhes

Início:
14 abril 2016
Final:
23 abril 2016