Carregando Eventos
Ta rolando
CCBB traz exposição “Los Carpinteros: Objeto Vital”

CCBB traz exposição “Los Carpinteros: Objeto Vital”


24/11/2016 - Laryssa Moraes

  • Este evento já passou.

O Centro Cultural Banco do Brasil traz a São Paulo a exposição “Los Carpinteros: Objeto Vital’’, dos cubanos Dagoberto Rodriguez, Marco Castillo e Alexandre Arrechea. A mostra ficará aberta de 30 de julho a 12 de outubro no Centro Cultural Banco do Brasil, de onde seguirá para o CCBB de Brasília (de 2 de novembro a 15 de janeiro de 2017), depois para Belo Horizonte (de 1º de fevereiro a 24 de abril de 2017) e finalmente para o Rio (17 de maio a 7 de agosto de 2017).

A exposição é composta por mais de 70 obras, que permitem acompanhar todas as fases dos artistas coletivos mais aclamados da atualidade. Com criatividade, o grupo de cubanos  utilizam a arquitetura, a escultura e o design para questionar a realidade e expor a função do objeto que nós tão bem sabemos e conhecemos, mas não nos damos conta da importância.

Rodolfo de Athayde, curador da exposição aqui no Brasil, conta como “Los Carpinteiros” começaram em 1992: “São conhecidos pelo apelo social das obras e pela crítica sagaz e bem humorada. Nasceu na verdade como um experimento de aula, como uma proposta experimental de trabalho de classe. Começaram a trabalhar com restos de madeira, coisas que encontravam. Desde o começo, eles fazem com que o objeto represente um estado de espírito e de pensamento”, comenta.

Marco Castilho, um dos carpinteiros, ressalta: “Esta exposição não tem precedentes, nunca fizemos uma exposição como esta. É uma exposição com obras muito antigas, inclusive de quando éramos estudantes”.

Você pode saber mais sobre a amostra nesse vídeo, ou acessar o site dos artistas, que está disponível em inglês e espanhol.

Serviço:
“Los Carpinteros: Objeto Vital’’
De 30 de julho Até dia 12 de outubro; quarta a segunda, das 9h às 21h
Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Álvares Penteado, 112, (próximo às estações Sé e São Bento do Metrô) – Centro – São Paulo, SP

Detalhes

Início:
30 agosto 2016
Final:
12 outubro 2016