Se liga Jornalista brasileira lança livro sobre a catástrofe palestina

Jornalista brasileira lança livro sobre a catástrofe palestina

A jornalista palestino-brasileira, Soraya Misleh, lançou o livro "Al Nakba - um estudo sobre a catástrofe" palestina através da Editora Sundermann


10/08/2017 - Lucas Hensou

A jornalista palestino-brasileira Soraya Misleho, lançou o livro “Al Nakba – um estudo sobre a catástrofe palestina”,  pela Editora Sundermann. Fruto de dissertação de mestrado concluída em 2013 no programa de Estudos Árabes da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), a publicação traz contextualização histórica sobre os acontecimentos que culminaram na Nakba (catástrofe palestina que significou a criação do Estado de Israel em 15 de maio de 1948), debruçando-se sobre o processo de expulsão e destruição da aldeia de Qaqun naquele ano, onde o pai da autora nasceu.

A autora de “Nakba – um estudo sobre a catástrofe palestina” tem origem palestina

Soraya Misleh  é jornalista palestino-brasileira. Possui especialização em Globalização e Cultura pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo; Mestre e doutoranda m Estudos Árabes pela Universidade de São Paulo; Diretora de Imprensa e Divulgação do Instituto da Cultura Árabe; Membro da Ciranda Internacional de Comunicação Compartilhada; e coordenadora da Frente em Defesa do Povo Palestino.

Resgatar essa memória é fundamental ao reconhecimento histórico necessário a uma solução justa, que contemple o retorno dos milhões de refugiados palestinos às terras de onde foram e continuam a ser expulsos. A publicação contou com o apoio do Instituto Brasil-Palestina.

Aconteceu no dia 21/07 o lançamento oficial do livro na Matilha Cultural. Com diversas atividades sobre os refugiados, dentre elas, uma exposição fotográfica “Infância Refugiada”, de Karine Garcêz, que ainda pode pode ser vista até 20 de agosto.