Rodando a cidade Masp – Museu de Artes de São Paulo Assis Chateuabriand

Masp – Museu de Artes de São Paulo Assis Chateuabriand


O Museu de Artes de São Paulo Assis Chateuabriand, ou mais facilmente conhecido como MASP, é um dos cartões postais da cidade, fica localizado em plena Avenida Paulista.

O MASP foi idealizado em 1947 para ser um espaço artístico e receber diversas exposições e obras importantes. O co-criador foi Assis Chateaubriand – também o responsável pela chegada da televisão no Brasil -, e inclusive o Museu leva seu nome. Juntamente com a parceria do crítico de arte italiano Pietro Maria Bardi, o projeto inicialmente ficava em quatro andares do edifício do Diários dos Associados.

A sede atual, onde a maioria conhece e tornou-se um cartão postal da cidade, foi projetada por Lina Bo Bardi e inaugurada em 1968, recebendo inclusive a visita da Rainha Elizabeth II.

O acervo do MASP possui desde coleção de artes da América Latina, Asiática, Ocidental, Africana, como também peças arqueológicas, fotografias e moda e vestuário. Atualmente deve ter cerca de oito mil peças. Além disso, o local abriga uma das maiores bibliotecas de arte do Brasil e oferece cursos de artes.

Já houveram exposições importantes como Arte italiana em coleções brasileiras, Monet no Brasil e Michelangelo na História da Arte Italiana, As 100 Maravilhas, entre outras.

Apesar de a parte interna ser a principal, onde são instaladas as exposições, a arquitetura do museu deixa um vão entre suas colunas, que também é espaço para lazer e arte. Muitos eventos acontecem, sessões de filmes, shows, manifestações artísticas, entre outros. A vista também é privilegiada dá para ver uma parte da nove de julho. Atualmente todo domingo acontece uma feira de antiguidade no vão livre do MASP.