Rodando a cidade Catedral da Sé

Catedral da Sé


Localizada na Praça da Sé, a Catedral chama atenção por sua arquitetura. A atual foi construída em 1912, por Maximilian Emil Hehl que acrescentou características neogóticas, como a cúpula e o arco ogival.

A primeira Igreja a ser feita foi em 1616, ela costumava ficar onde está atualmente o Monumento Anchieta, também na Praça da Sé. Alguns anos mais tarde, o espaço se tornou sede da diocese, e em 1764 foi construída a segunda Igreja, essa no estilo barroco. Mais simples que anterior, foi demolida em 1911.

Na Catedral da Sé, que conhecemos hoje, há uma cripta na parte inferior do edifício, onde estão sepultados importantes bispos e arcebispos de São Paulo. A paróquia é totalmente ativa, sendo até pouco administrada pelo Arcebispo de São Paulo Dom Odilo Pedro Scherer. Regularmente há missas, concertos filarmónicos e casamentos.

A praça em frente a Igreja é toda arborizada, e abriga diversos monumentos como o fundador da cidade de São Paulo Padre José de Anchieta, as esculturas abstratas Condor e Diálogo. Há também uma espécie de lago onde fica uma passarela.

O lugar é um dos mais visitados da cidade, seja durante a semana ou final de semana, por moradores ou turistas. Além de ser um espaço de lazer, lá ocorre diversos eventos, shows, teatros, como as apresentações da Virada Cultural.